Manual de Sobrevivência Zumbi: o que você precisa saber para manter-se vivo por mais de um dia, segundo The Walking Dead

the-walking-dead-season-6-daryl-leading-the-walker-army

Ao acordar, você percebe que algo estranho ocorreu no seu bairro. Primeiramente, o que desperta a sua atenção é que som alto do vizinho foi substituído pelo barulho de sirenes das ambulâncias e dos carros da polícia. Segundo, você está sozinho em casa, um dia antes seus pais viajaram para um parente que mora longe. E ao abrir a janela você se depara com uma horda de mortos-vivos caminhando livremente pelas ruas. Antes de a oitava temporada estrear no segundo semestre de 2017 (outubro), está na hora de testar os seus conhecimentos e praticar o que a série The Walking Dead ensinou para sobreviver em um caso de apocalipse zumbi.

Existem diversas interpretações desse monstro nos cinemas e até em outras obras televisivas, mas desconsidero as outras linhas de pensamento para focar somente nas fraquezas dessas criaturas em TWD. Portanto, vamos aos passos indispensáveis na luta pela sobrevivência nesse novo mundo. Um mundo que muitos gostariam que fosse real – por mais louco que isso pareça.

O primeiro passo é conseguir algo para se defender e não se tornar um lanche no primeiro dia.  Pode ser um utensílio da cozinha como, por exemplo, uma faca grande ou um pedaço de madeira que não quebre com facilidade – se fosse nos Estados Unidos, um taco de beisebol. O ponto fraco de um zumbi é o cérebro, pois é o único órgão que ‘funciona’ parcialmente.  Se lutar for à única opção, desconte a raiva no crânio dele.

Mas eles nunca andam sozinhos, e você gastará tempo, energia e se arriscará em um combate desleal contra um grupo, ou seja, é melhor evitar as brigas com uma arma caseira. Além disso, antes de sair para a rua, tenha sempre um kit emergencial com água, comida, remédios, itens de higiene pessoal e até ferramentas de primeiros socorros de sua residência. Se algo der errado, um individuo preparado vale mais que mil zumbis.  

Michael Traynor as Nicholas and Steven Yeun as Glenn Rhee - The Walking Dead _ Season 6, Episode 3 - Photo Credit: Gene Page/AMC

No Brasil, a maior parte das casas têm muros altos, portões de aço e são bem protegidas. Mas há uma lista de pessoas que nos importamos e que podem precisar de ajuda.  Fora que é necessário criar um estoque de segurança dos suprimentos, indo nos supermercados, farmácias e entre outros estabelecimentos. Inclusive, você poderá encontrar uma equipe de resistência humana nesses locais e conseguir companheiros nesse cenário tão hostil.

Na série, o grupo de Rick Grimes (Andrew Lincoln) busca refúgio em uma fazenda do interior estadunidense na 2ª temporada. O que faz muito sentido, uma vez que a grande concentração da população está nos centros urbanos das grandes metrópoles, e uma dica para conseguir um abrigo e um local com fonte de comida (plantações).

Quando todos são colocados à prova em um ambiente que não há a redistribuição mútua para o sustento básico de cada um, o ser humano revela sua natureza. Assim, em um universo apocalíptico onde essa condição é levada ao extremo, não conte com a ajuda de todas as pessoas e, consequentemente, tome cuidado em quem irá confiar – uma análise social que é muito abordada em The Walking Dead. Tanto que o grupo de Rick perde mais membros para bandos rivais do que para os caminhantes sem vida.

Por fim, com o grupo leal, suprimentos e armamento, você terá que aguardar que algum tipo de agente genético seja criado para impedir que o vírus contamine o resta da humanidade. Só que a verdade é que não lembraríamos muitos do que lemos, porque estaríamos preocupados demais correndo e gritando como vitimas fáceis.

Crédito das Fotos: Reprodução e Gene Page/AMC.

PROJETO-PERFIL-HENRIQUE